DEUS ESTÁ OUVINDO O CHORO...

15/05/2013 10:31

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, nos lembrando da importância do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O amor de Deus tem uma mensagem para os que não se sentem incluídos nos planos divinos. Especialmente para quem se acha tão longe de Deus, tão fora dos propósitos de Deus, que não consegue entender o amor que Deus tem para com a sua vida. Há uma palavra de Deus para a geração que se sente mal, menor, inferior, impotente. Deus clama a favor de uma geração que chora. Essa geração está nos planos de Deus, no programa de trabalho de Deus, na agenda de Deus.

Há uma geração de mulheres como Agar (Gn 16:1-8), mulheres abandonadas, usadas e depois rejeitadas. Uma geração de mulheres que chora porque o sonho de ter uma família foi destruído. Mulheres trocadas, traídas, maltratadas e perseguidas. Mulheres que carregam em seus ombros um peso maior que o que podem suportar. Esmagadas pela miséria e pobreza, sem forças, como Agar, para seguir adiante no cuidado de seus filhos. Mulheres que se sentem escravas, menores, inferiores. Há uma geração de mulheres chorando como Agar. Deus ouviu o choro dessa mulher e hoje ouve o choro dessa geração como ela. Deus se importa, Deus intervem, Deus acolhe, Deus inclui mulheres como Agar em seus sonhos, em seus planos, em suas promessas. Deus ama essas mulheres!

Existe também uma geração de crianças como Ismael (Gn 21:14–18): abandonadas, sem família, com fome, nas ruas, sem casa, sem segurança, sem direitos assegurados. Crianças em situação de vulnerabilidade, sujeitas a toda sorte de violência e maus tratos. Crianças que terminam suas vidas sozinhos, destinados a morte, crianças com o futuro vendido. Na história de Ismael, existe uma frase linda: “Deus ouviu o choro do menino”. Deus ouve o choro dessas crianças em nossos dias. Um mensageiro (anjo) de Deus disse à mãe do menino “Deus está ouvindo o menino chorar” e “vá até o menino e tome-o pela mão e levante-o porque dele farei um grande povo”.

Deus ouviu o choro do menino e enviou seu anjo para o socorrer. Quem são os anjos de Deus hoje na vida de crianças abandonadas nas ruas, em situações completamente insalubres, nos abrigos, nos lares onde há violência e abuso? Deus tem planos para essa criança que chora, tem sonhos e propósitos para essa geração. Deus ama essas crianças! Deus tem ouvido seu choro... e nós?

Aurélia Cabral Cezar