FAZER O QUE É CERTO OU O QUE TODOS FAZEM?

13/12/2012 11:32

 

        “... toda a assembleia falou em apedrejá-los.”(Nm 14:10) Na caminhada cristã, inúmeras vezes temos que nos posicionar sozinhos contra a maioria. Muitas vezes, nos vemos sozinhos ao viver como Jesus nos chamou para viver. Incompreendidos, sentimos que pessoas queridas nos “apedrejam”. Por vezes, ficamos cansados de fazer o que é reto aos olhos do Senhor. Deus fez com que o povo de Israel saísse da escravidão do Egito e prometeu levá-los à Terra Prometida. Enfrentaram dificuldades no deserto, mas Deus não os abandonou, os socorreu na travessia segura do Mar Vermelho e derrota do exército egípcio, com o maná para os alimentar, água de uma rocha quando sedentos, carne quando enjoaram maná. Apesar da proteção e provisão diária de Deus, eles cansaram. Pensaram que era melhor ser escravos no Egito. Murmuraram, viram falhas no plano divino e reclamaram. Tinham esquecido a promessa do Senhor. Em seu desconforto, se afastaram de Deus, fabricaram ídolos para adorar.

        Sempre que Deus demora em responder orações, nossas ações revelam muito sobre nossa fé. Será que mudamos os planos e procuramos um rumo diferente quando as coisas ficam difíceis? Ou temos continuado no caminho que o Senhor nos chamou a seguir? Dentre os israelitas, só dois homens acreditavam no que Deus tinha dito e estavam dispostos a permanecer firmes em sua crença. A maioria queria apedrejá-los. Moisés enviou 12 espias para examinar a terra. Apenas Josué e Calebe voltaram dizendo “Devemos seguir adiante e tomar a terra, nós certamente podemos fazer isso.”(Nm 13:30) Para os outros 10, “todas as pessoas que vimos ali são de grande tamanho... Parecíamos como gafanhotos aos nossos próprios olhos, e também aos deles.”(Nm 13:32-33) Os 10 com o relatório negativo eram pequenos a seus próprios olhos. Eram o que pensavam. Se acreditamos em todo o lixo negativo que é jogado em nós e não nas promessas de Deus em Sua Palavra, vamos nos tornar aquilo que acreditamos.

        Josué e Calebe espiaram a terra. Criam na promessa de Deus. Desafiaram a todos. Só quem creu pode passar o Jordão e entrar na Terra Prometida. Os demais peregrinaram até morrer no deserto. Apenas Josué, Calebe e uma nova geração viram o cumprimento das promessas de Deus (Nm 14:7-10) Ao aceitarmos a Cristo, celebramos um pacto com Deus. Não importa que tropecemos no caminho, Deus honra a aliança que fez conosco. Espera que façamos o mesmo. Certamente enfrentaremos oposição, inclusive de pessoas que nos são caras. No entanto, se Jesus nos chamou a segui-lo e aceitamos o desafio, podemos ter certeza que Ele nos dará a graça de fazê-lo. Deus já abriu o caminho diante de nós. A fim de entrar na Terra Prometida, devemos caminhar pela fé. “Seja forte e corajoso Não se apavore, não desanime, pois o Senhor teu Deus estará com você onde quer que vá.”(Js 1:9) Continuemos caminhando rumo à Terra Prometida. Deus está conosco a cada passo. Ele está lutando as batalhas diárias por nós, não tenhamos medo. Obedeçamos. Façamos o que é certo aos olhos do Senhor. Ele por certo nos livrará do deserto das provações e nos conduzirá em segurança à Terra Prometida de nossos problemas superados.

        Graça e paz!

        Aurélia Cabral Cezar