FELIZ DIA DOS PAIS

11/08/2011 19:26

            Neste domingo, comemora-se o dia dos Pais. Esse final de semana será difícil para muitos. Oremos para que o Pai celeste conforte o coração de todos que sofrem: pais que não podem ver seus filhos, filhos abandonados por seus pais e todos que já perderam seus pais. Precisamos orar para que todos os pais possam se tornar pais segundo o que Deus planejou. Oremos também para que nesse fim de semana o Senhor cure e reconcilie pais/filhos cujas relações estão machucadas ou destruídas. “E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais.”(Ml 4:6)

            “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”(Pv 22:6) Pais têm uma grande responsabilidade, ensinar aos filhos a importância de Deus e da família. A palavra hebraica para “ensinar” significa “dedicar”. Isso é o que fazemos ao trazer nossos filhos ainda bebês para a igreja: os dedicamos a Deus, para que os abençoe e lhes dê a melhor direção em suas vidas. Porém os pais tem o dever de continuar a treinar, ensinar seus filhos diariamente, não apenas com palavras, mas principalmente com seu exemplo.

            “O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos.”(Pv 13:22) Pai, que herança estás deixando para teus filhos com teu exemplo? Será que tens tempo para conviver com teus pais, filhos, irmãos, irmãs, tias ou tios? Estás demasiado ocupado para estabelecer relações familiares? Pais precisam dedicar tempo para ensinar os filhos a crescer no Senhor e fortalecer seu relacionamento pessoal com Cristo. A melhor herança que um pai pode deixar a seu filho é saber que Deus responde orações. Pais devem construir laços familiares sólidos e duradouros, dar estabilidade e segurança emocional aos filhos. Também devem honrar seus próprios pais, independentemente da sua idade. Muitos tiveram um mau relacionamento com seus pais, mas nunca é tarde demais para reparar e reconstruir as paredes da família. Oremos pela salvação das famílias, para que Deus cure feridas, ensine a amar e perdoar incondicionalmente.

            “Filhos, obedeçam seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”(Ef 6:1-4) Todo pai deseja que ser honrado e respeitado. Para isso, pais precisam ter uma relação saudável e amorosa com seus próprios pais. Devem ensinar seus filhos com seu exemplo de vida, mostrando-lhes amor incondicional e a importância da fé, da integridade, do caráter e dos valores morais.

            Pais, ensinem a vossos filhos desde a mais tenra idade, o que é certo e errado. Desejo que cada pai possa fazer a diferença em sua própria vida e na de seus filhos, construindo relações saudáveis, que vão durar para sempre. Oremos a nosso Senhor neste fim de semana para cicatrizar e reconstruir as relações familiares, especialmente entre pais/filhos que foram cortadas ou quebradas, talvez há muitos anos. Nada é difícil demais para o nosso Senhor para consertar.

            Deus abençoe todos os pais,

            Aurélia Cabral Cezar