Gerando os filhos de Abraão

13/03/2012 22:21

 

Leitura: Gn 12: 1-10 e Gl 3: 13-14

Gn 12: 1-10

1Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

3E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

4Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.

                                                                                                        

Gl 3:13-14           

13Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

14Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

 

Vimos nos textos lidos que Deus tinha promessas para a vida de Abraão e que através de Abraão Ele, Deus, faria bendita todas as nações da terra e que estas promessas e bênçãos chegam até nós hoje através de Jesus Cristo. Mas o que fazer e como fazer para tornar-me então herdeiro destas promessas e gerar filhos para Deus? Primeiro vamos ver que:

1.     Abrão conhecia a voz de Deus, e você?

·        Deus, assim como com Abraão, deseja um relacionamento íntimo conosco e nós precisamos ter uma audição sensível para escutarmos a voz do Espírito Santo. A muitas vozes ao nosso redor (muitos conselheiros, muitas pessoas que querem nos dizer como devemos fazer e agir, vozes que querem nos guiar), mas nós precisamos conhecer a voz do nosso Bom Pastor, ouça e comece a gerar os filhos de Abraão e a se tornar herdeiro das promessas de Deus a você..

·         Jo 10: 16 - Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

2.     Para esta missão precisamos aliviar a carga;

·        Abraão leva consigo a Ló que era seu parente, seu sobrinho. Quando ouvirdes a voz de Deus atente em fazer exatamente ao que Ele te instrui. Vamos aliviar a bagagem?

Abra sua mochila agora mesmo (seu coração) e comece a tirar dela toda a carga excessiva, mágoa, amargura, tristeza, ira, ressentimentos e tantas outras coisas mais que te impedem de ser abençoado(a) e de gerar filhos para Deus.

·        Hb 12:15 - Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

·        Disse Jesus quando enviou seus discípulos: Mt 10: 9-10 - 9Não     possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, 10Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.

·        Não devemos ter o cuidado excessivo com as coisas deste mundo, mas devemos nos desprender delas para cumprirmos com o chamado de Deus.

3.     Para gerar filhos espirituais é necessário ter coragem para arriscar;

·        Abraão correu riscos ao abandonar seu lar, sua família, sua terra e muito mais. Tudo isto por uma promessa: Te farei uma   grande nação (te darei muitos filhos).

·        Saiba que há uma promessa a você que esta disposto a correr riscos por amor ao evangelho.  

·        Sl 126 - Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

·        E você, o que esta arriscado para gerar estes filhos e herdar as promessas de Deus a você?

4.     É necessário sacrificar

Abraão conhecia a voz de Deus e aprendeu em sua caminhada que era preciso aliviar a carga (separa-se de Ló) e que valia a pena arriscar tudo para servir a Deus. E quando Deus lhe pediu seu filho Isaac, não hesitou, levou-o as terras de Moriá a um monte que Deus ainda lhe mostraria e quando Deus lhe mostrou o lugar do sacrifício, ali ele subiu para oferecer o sacrifício, mas de lá Abraão mais uma vez ouve a voz de Deus que diz:

·         Gn 22:12 - Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.    

          Eu pergunto a você, o que tens sacrificado para que as promessas de Deus se cumpram em sua vida, para que através de você pessoas deixem de ser criaturas e se tornem filhos e herdeiros das promessas de DEUS?

- Saiba que o sacrifício que Deus quer de você, é a sua vida entregue a Ele, uma vida que vive em plena obediência, fidelidade e temor a Deus, pois fazendo assim terás a certeza que:

Depois do sacrifício vem a providência - Gn 22: 1-14

Ofereça sua vida inteiramente a Deus, pois Ele, ninguém mais senão Ele sabe como cuidar de você, DEUS tem a providência para a sua vida, ELE AMA VOCÊ.

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Rm 8:32

Permaneça em Cristo e serás abundantemente abençoado, pois só Deus tem a provisão as nossas vidas. Suba hoje mesmo ao calvário e ofereça ali sua vida a JESUS, pois só Ele sabe como cuidar de você e lhe fazer um ganhador de almas.

Como nos escreveu o autor de Hb 3:15, Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

Ouça a voz do Espírito Santo que nos fala e alivie sua bagagem, perdoe, ame, tenha a coragem de arriscar, se entregue a Deus, se tu uma benção e assim Deus abençoará a ti e aos de teu convívio. Gere filhos a DEUS.

Pastor Cláudio Miguel de Araujo

Igreja Batista Nova Vida – Rio Pardo-RS