HÁ PALAVRAS QUE FEREM COMO ESPADA, MAS A LÍNGUA DOS SÁBIOS TRAZ CURA. (Pv 12:18)

29/11/2012 09:27

 

        “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido e por suas palavras será condenado.” (Mt 12:36-37) Atualmente, todos dizem tudo que pensam. Vejamos o que a Bíblia ensina sobre a língua: “a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.”(Tg 3:5-6).

        Ninguém pode domar a língua. “a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?” (Tg 3:8-11). Mas graças a Deus nada é impossível para Ele (cf. Lc 1:37).

        Deus sabe todas as coisas. “Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.”(Sl 139:4). Tenhamos cuidado não apenas com o que dizemos, mas também com o que nós pensamos. Precisamos de uma mordaça! “Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca.”(Sl 39:1a). Palavras más esmagam o espírito. “A língua é árvore de vida, mas a perversidade nela quebra o espírito.”(Pv 15:04). As palavras que falamos com nosso cônjuge, filhos, amigos ou colegas de trabalho são gentis? Ou estamos a quebrar o espírito das pessoas que deveríamos amar e proteger?

        Devemos escolher nossas palavras com sabedoria. Quantas vezes tivemos problemas com as palavras que pronunciamos? “A boca do justo produz sabedoria; porém a língua perversa será desarraigada. Os lábios do justo sabem o que agrada; porém a boca dos ímpios fala perversidades.” (Pv 10:31-32). “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz cura.”(Pv 12:18). “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento.”(Pv 21:23) Meçamos, portanto, nossas palavras!

        Graça e paz,

        Aurélia Cezar