JAMAIS VOLTEM POR ESTE CAMINHO. (Dt 17:16 b)

02/12/2011 07:54

            Apenas uma parte de um versículo, nem mesmo um verso inteiro. Só seis pequenas palavras, que falam muito sobre nossa caminhada. “Jamais voltem por este caminho”. Repitamos tais palavras em nossa mente, as gravemos em nosso coração. Fomos chamados para uma tarefa muito importante: seguir a Jesus Cristo. Deus colocou este desejo, este chamado em nosso coração. Não deixemos que as dificuldades tirem tudo que Ele colocou dentro de nós. Não voltemos ao caminho antigo.

            Obstáculos surgem na estrada e nos vemos olhando mais para eles do que para o caminho a seguir. É difícil olhar em frente se tudo que vemos são montanhas. Mas é mais perigoso olhar atrás, pois a estrada se mostra ampla, sem obstáculos ou buracos, parecendo ser melhor voltar atrás. O caminho percorrido parece fácil por que foi aplainado por quem andou conosco até aqui: “É Deus que me cinge de força e torna perfeito meu caminho; faz meus pés como os das corças, me faz andar em segurança nos lugares altos. Alarga o caminho diante de mim, e os meus pés não resvalam”.(Sl 18:32,33,36)

            Tomemos a decisão firme de permanecer no caminho. E continuar andando, não importa o que está por vir. Deus vai nos guiar. Nossa missão é seguir em frente. Não podemos crer num dia e duvidar no outro. “Mas quem pede, deve acreditar e não duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”.(Tg 1:6) Temos que ser firmes, confiando que Deus proverá uma saída. Ele fez isso para os israelitas no Mar Vermelho e no Jordão. Fará o mesmo por nós. Lembrar vitórias passadas traz coragem para seguir em frente, apesar do que estiver à frente. Mesmo que o caminho pareça impossível, não tomemos os desvios que surgirem. Andando por esses atalhos, fica mais difícil reencontrar o caminho.

            Oséias fala aos israelitas que estão no caminho errado, lembra que Deus os guiou em segurança e quer continuar a andar com eles, fala dos desvios que têm tomado e das consequências que suportarão. Mas também diz como voltar ao caminho certo.(Os 14) Deus prometeu que se voltassem para Ele seriam restaurados “Sararei sua infidelidade e voluntariamente os amarei; pois minha ira se apartou deles. Serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará suas raízes como o cedro do Líbano. Estenderá seus galhos, sua formosura será como a da oliveira e seu cheiro como do cedro do Líbano”.(Os 14:4-6)

            Viemos até aqui. Não voltemos atrás, mesmo que não tenhamos ideia do que há ao virar a próxima curva. Não importa os obstáculos que surjam, Deus nos trouxe em segurança até aqui e nos guiará até o fim. Não sejamos tentados pelos desvios na estrada sedutoramente oferecidos. Essas tentadoras ofertas escondem dor e destruição. Mantenhamos os pés firmemente plantados no caminho que Jesus indicou. Jamais voltemos por aquele caminho antigo. “Os teus olhos olhem para a frente, as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados, não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, guarda o teu pé do mal”.(Pv 4:25-27)

            Graça e paz, sem jamais voltar atrás,

            Aurélia Cabral Cezar.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!