O chamado do homem e o propósito de Deus

13/03/2012 22:26

Leitura: Ex 3: 4 - E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

Moisés do hebraico tirado.
 

Introdução: 
 

- Quando Deus chama ao homem para cumprir seus propósitos Ele:
 

 

1. Atrai a sua atenção
• Se revela a Moisés como fogo em meio a uma sarça.
• Se revelou a Isaias em uma visão, Is 6:1-8.
• Se revela ainda hoje a nós em seu filho, Jesus Cristo.
 

 

2. Se manifesta com fogo
• Deus manifesta-se a Moisés como fogo, não o que consome, mas o que transforma. Deus, naquele momento passava a transformar Moisés para que seus propósitos pudessem se cumprir na vida dele e de seu povo.
• Isaías tem seus lábios purificados por uma brasa viva e sua vida é transformada e recebe de Deus o ministério profético, ou seja, passa a ser boca de Deus a nação de Israel e Deus cumpre nele o seu propósito.
• Jesus deu uma ordem a seus discípulos para que não saíssem de Jerusalém até que recebessem o Espírito Santo, Lc 24: 49 e no dia do Pentecoste estavam reunidos quando foram surpreendidos com o som de um vento impetuoso e línguas como que de fogo e receberam o Espírito Santo, At 2:1-4. Ali os discípulos foram transformados e capacitados para cumprir com seu chamado e realizar o propósito de Deus, At 1:8, ...e ser-me-eis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
- Você foi chamado por Deus para um PROPÓSITO!
 

 

3. Faz passar pelo deserto
• Depois de 40 anos no Egito, Moisés agora vai permanecer 40 anos em terra estranha, no deserto de Midiã, onde aprende a ser Pastor de ovelhas e então ser chamado por Deus.
• Quanto maior o propósito, maior será o deserto. Porque?

Porque é lugar de aprendizado:
• Aprendemos a depender de Deus. Moisés e toda a nação viveram por 40 anos em total dependência de Deus.
• A esperar em Deus. A promessas aos que esperam no Senhor, Is 40:31 - Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
• A confiar em Deus. Sl 125.
• É necessário passar por ele, não existe ministério sem deserto, Paulo passou pelo deserto da Arábia para somente depois iniciar seu ministério, Gl 1:15-18 - Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.
• Há desertos que o tempo é determinado por nós:
• Por nossa rebeldia (o povo permaneceu por 40 anos no deserto por que foram rebeldes contra o Senhor).
• Pela nossa incredulidade (os dez espias).
• Por nossa desobediência (Jonas no porão do navio).
Mas meu irmão(a), quando o deserto faz parte do propósito de Deus, não se preocupe, pois quanto maior o deserto, maiores são as maravilhas de Deus na sua vida.
 

 

4. Honra-o;
• Moisés diante de toda a congregação quando levantavam-se contra ele.
• Os discípulos quando falavam de Jesus.
 

 

Conclusão: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
Não esqueça, o maior de todos os propósitos esta em ganhar vidas a Cristo, em cumprir o propósito da igreja, IR E PREGAR O EVANGELHO.

Pr Cláudio Miguel de Araujo