O SEGREDO DA FELICIDADE

13/06/2013 10:53

 

"Está alguém entre vós aflito? Ele deve orar. Tem alguém feliz? Cante hinos de louvor." (Tg 5:13) O que seria necessário para alguém ser verdadeiramente feliz? O que pode fazer com que sejamos o tipo de pessoa, que acorda todas as manhãs, dizendo: “Obrigado Deus, por um novo dia! Sou feliz por estar vivo!” Em vez disso, muitos pensam ao acordar: “Por que ainda estou aqui?”

O que faz alguém feliz? Dinheiro? Quando lutamos para pagar as contas, essa parece ser a chave da felicidade. Mas ainda que tenhamos dez casas ao redor do mundo, só podemos dormir em uma cama, usar uma roupa por vez, comer cerca de quatro vezes por dia. Não ter que economizar, nada a desejar nem com que sonhar não parece felicidade! Será que fama nos faria felizes? Não sair na rua sem ser assediado por fãs, sempre com guarda-costas, não fazer nada sem ser observado... parece que fama traz mais transtorno que felicidade. Boa aparência! Beleza nos faria felizes? Viver com cuidado para não danificar nosso belo corpo, restringindo ao extremo o que comemos e as atividades que realizamos... A felicidade seria tão frágil que um acidente poderia levá-la embora.

Se correspondidos pela pessoa amada seremos felizes? Ora, se nossa felicidade depender de outra pessoa e ela nos deixar ou morrer, perderemos a alegria pra sempre! Ter saúde nos tornaria felizes? Enquanto vivermos, poderemos adoecer, então se a felicidade for ligada à saúde, uma enfermidade pode roubá-la a qualquer momento. Uma vez que nenhum destes segredos do mundo para a felicidade pode fazer alguém feliz sempre, talvez um pouco de cada um: um pouco mais de dinheiro, ser mais apreciado pelas pessoas, ter uma aparência melhor, saúde... ser feliz com base nesses parâmetros, aumenta o risco de perder a felicidade quatro vezes, como foi com Jó.

Como, então, experimentar a verdadeira felicidade, constante, dia após dia, para o resto da vida? O segredo é: Encontrar a vontade de Deus para nossa vida e fazê-la. Simples assim. Depois de descobrir para que Deus nos criou, e começar a fazê-lo, alcançamos felicidade e paz que excede todo entendimento. “Isto é o que o Senhor diz, teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor vosso Deus, que lhe ensina o que é melhor, que dirige você da maneira que você deve ir. Se você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz teria sido como um rio, a tua justiça como as ondas do mar”. (Is 48:17-18)

Graça, paz e felicidade, no centro da vontade de Deus.

Aurélia Cabral Cezar