Qual a tua escolha?

13/03/2012 22:27

Leitura: Gn 13: 7 – 12

 

Introdução: De nossa escolha hoje, dependerá o que queremos ser ou seremos amanhã. Boas escolhas hoje refletirão em nosso futuro tanto em nossa vida Espiritual como em nossa vida Pessoal. No texto em que lemos vimos que Abraão e Ló precisavam fazer escolhas, pois estava havendo contenda entre seus pastores, mas Abraão permitiu que Ló escolhesse o lugar para onde deseja-se ir, e os olhos de Ló brilharam ao ver os campos de Sodoma e Gomorra e toda aquela bela paisagem. Os campos de Sodoma e Gomorra hoje representam o mundo e os prazeres que este pode nos proporcionar, mas Canaã representa as bênçãos espirituais, o Reino de Deus.

Vamos ver algumas consequências das escolhas que podemos fazer:

 

  • Abraão escolhe obedecer a Deus e esperar em Deus;

Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para uma terra que eu te mostrarei. Gn 12: 1.

Já Ló escolhe olhar para a beleza superficial que muitas vezes esconde inúmeros perigos. CANAÃ, TERRA DA PROMESSA – SODOMA E GOMORRA, TERRA DE HOMENS MAUS.

  • Mas Abraão também fez escolhas erradas, quando ouviu sua esposa Sara que aconselhou-o a coabitar e ter um filho com sua escrava Hagar, já que esta era estéril. Abraão precipitou-se e acatou ao conselho de Sara ao invés de esperar na PROMESSA DE DEUS. Fato que trouxe graves consequências para Abraão na época (Ciúmes de Sara com Hagar e esta zombando de Sara) e ainda trás até hoje entre os descendentes dos Ismael e Isaque.

  • Pessoas trocam momentos de prazer por bênçãos que durão para sempre;

Esaú e Jacó, o primeiro troca seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas, Gn 25: 31 – 33, ou seja, não valorizam as promessas de Deus, as bênçãos que são reservadas aos filhos. O direito da primogenitura garantia ao filho primogênito a liderança na família e uma porção dupla da herança (HOJE, AS BENÇÃOS DE DEUS PARA NÓS AQUI E NO CÉU).

  • Uns Escolhem punir, já outros o perdão;

Os irmãos de José resolvem, por ciúmes e inveja vender seu irmão JOSÉ como escravo, punindo-o assim, mas Deus exaltou-o de tal maneira que seus irmãos quando caíram em sua mão, tendo este o poder de puni-los, perdoou-os. DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DA GRAÇA AOS HUMILDES. Assim foi josé grandemente exaltado pelo SENHOR.

  • Muitos, hoje, escolhem muitos afazeres, mas poucos escolhem estar aos pés de Cristo; Marta e Maria. MARIA ESCOLHEU A MELHOR PARTE!

Estar aos pés de JESUS consiste em buscá-lo na: ORAÇÃO, CONSAGRAÇÃO PESSOAL, VIDA DEVOCIONAL, ou seja, viver para o Reino. Já outros preferem os seus muitos afazeres. E você, tem sido MARTA OU MARIA.

  • Muitos preferem estar do lado errado, mas alguns do lado de Jesus;

Mateus 27: 21 – E, respondendo o governador, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: BARRABÁS. E VOCÊ DE QUE LADO ESCOLHE ESTAR?

 

Conclusão: Nosso amanhã será o que definirmos de nossas escolhas hoje. Tens tu feito as escolhas certas. O que tem agradado o teu coração, as belezas de SODOMA ou DESERTO DE CANAÃ. Quem sabe tens trocado as bênçãos celestiais por algum prato de lentilha, ou quem sabe tem escolhido guardar as mágoas e punir ao que perdoar, ou talvez não esteja fazendo como MARIA, escolhendo a melhor parte ou até mesmo escolher estar do lado errado. Mas hoje é um novo tempo, faça a escolha certa.

 

E hoje, qual a tua escolha, de que lado você estará amanhã? Escolha o caminha da vitória, escolha JESUS. AMÉM!

 

Pr Cláudio Miguel de Araujo