SETE VEZES CAIRÁ O JUSTO, E SE LEVANTARÁ (Pv 24:16)

10/09/2011 20:46

            “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que caia, não ficará no chão, o Senhor o toma pela mão.”(Sl 37:23-24) O caminho que escolhemos seguir não é fácil. A estrada é longa, o caminho, estreito, e a caminhada, árdua. Há obstáculos que atrapalham a locomoção. Às vezes, o caminho é escuro e viajamos sozinhos. Há desvios nessa estrada, alguns dos quais somos forçados a tomar, outros nós escolhemos trilhar.

            Em certos dias, corremos, desviamos dos obstáculos, evitamos desvios. Noutros, andamos vagarosamente, amparados pela mão de Deus. E há dias nos quais é difícil até mesmo colocar um pé à frente do outro. A caminhada não é fácil. Há momentos em que tropeçamos, ficamos caídos por muito tempo. Mas tropeçar e cair não significa abandonar o caminho. Deus está lá para nos erguer. Sua Palavra e Seu amor vão nos conduzir. “Tens ensinado a muitos, tens fortalecido as mãos fracas. Tuas palavras têm sustentado aos que estavam caídos, fortalecido os joelhos trêmulos.”(Jó 4:3-4)

            Se estamos correndo, Ele está lá, aplaudindo e incentivando. Se estamos exaustos de tanto caminhar, Ele está lá, segurando nossa mão, andando ao nosso lado, nos animando com Sua doce presença. Se tropeçamos, Ele está lá, ajoelhado no chão ao nosso lado, estendendo sua mão para nos ajudar a levantar, oferecendo Seu braço forte para nos apoiar. E nos momentos em que não podemos dar mais nenhum passo, Ele nos carrega até que estejamos fortes o suficiente para voltar a andar por conta própria. “Ele fortalece ao cansado e dá vigor ao que está sem forças. Os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”(Is 40:29-31)

            Vemos na Bíblia grandes homens de Deus que tropeçaram. Abraão tropeçou quando cansou de esperar e teve um filho com Hagar. Moisés, quando irritou-se com a desconfiança dos israelitas e desobedeceu a Deus em Meribá. Elias, quando fugiu para as cavernas perto Berseba. Jonas, quando fugiu das instruções de Deus e Pedro, quando negou Jesus três vezes. Todos tropeçamos, de muitas formas. Podemos tropeçar, cair e ficar no chão um tempo.

            Pode ser que hoje estejamos caídos na poeira. Mas não temos que permanecer aí. Temos a promessa de Deus que, se O buscarmos, vamos encontrá-Lo. Ele é Aquele que nos ajuda a ficar de pé novamente, ilumina nosso caminho, anda ao nosso lado e faz com que nossos passos sejam firmes. “Voltarão com choro, mas eu os conduzirei em consolações. Eu os conduzirei às correntes de água por um caminho plano, onde não tropeçarão, porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho. Ouçam a palavra do Senhor, ó nações, e proclamem nas ilhas distantes: Aquele que dispersou Israel os reunirá e, como pastor, vigiará o seu rebanho.”(Jr 31:9-10)

            Temos tropeçado, caído? Estamos confusos, olhando para as circunstâncias e obstáculos que nos derrubaram? O caminho tornou-se muito estreito e pedregoso para podermos andar? Então agora é a hora de nos achegarmos Àquele que nos dá sua força. É a hora de ter esperança no Senhor. É a hora de deixar que Ele firme nossos passos mais uma vez. “Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.(…) ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.”(Mq 7:7-8)

            De pé, por Sua graça e para Sua glória, porque Ele vive,

            Aurélia Cezar


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!