TODAS AS COISAS SÃO LÍCITAS?

18/10/2012 11:40

 

 “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.”(1 Co 10:23-24) Quatro vezes em dois versículos diferentes, Paulo disse que “todas as coisas são lícitas” (1 Co 6:12; 10:23). Estas afirmações são um prato cheio para pessoas que querem justificar condutas que não são aprovadas por Deus. Se alguém recriminar ou levantar alguma objeção a seu estilo de vida pecaminoso, a pessoa replica: “todas as coisas me são lícitas”! O problema com esse ponto de vista é que o contexto da epístola dá outro sentido às palavras de Paulo. Quando ele respondeu aos coríntios, usou ironia para chamar a atenção dos leitores e destacar as ideias absurdas deles.

Vejamos outros exemplos do mesmo livro: Falando sobre a autoridade apostólica, Paulo disse “parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar”(1 Co 4:9). Mas os coríntios sabiam que não era bem assim. O mesmo autor dissera: “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos.”(1 Co 12:28) Em outra passagem, ao falar sobre problemas relacionados ao amor e à liberdade, Paulo disse “reconhecemos que todos somos senhores do saber”(1 Co 8:1). Será que somos mesmo? Claro que não! Paulo queria chamar a atenção dos leitores imitando sua arrogância. No próximo versículo ele mesmo nega essa afirmação: “Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber”. Mais adiante, ele disse: “não há esse conhecimento em todos”(1 Co 8:7). Somos todos senhores do saber? Absolutamente não!

Paulo usa da mesma ironia quando diz: “Todas as coisas me são lícitas”(1 Co 6:12) Será que não há limites na vida do cristão? Claro que há. Ele acabou de dizer, alguns versículos atrás, que as pessoas que praticam pecado não herdarão o reino de Deus (1 Co 6:9-10). Acrescenta que devemos fugir da imoralidade, pois agride o templo do Espírito Santo que é nosso corpo (1 Co 6:18). Todas as coisas nos são lícitas? Absolutamente não! (1 Co 6:15). Continuemos, pois, debaixo da lei de Cristo (1 Co 9:21).

Graça e paz!

Aurélia Cabral Cezar