UM DEUS QUE TRANSFORMA O MAL EM BEM

19/11/2011 10:48

            A história de José e seus irmãos nos lembra que, se Deus não soluciona nossos problemas tão rápido quanto gostaríamos, pode estar nos preparando bênçãos maiores. Quando Judá era jovem, quis matar seu irmão José. Ele e os irmãos o venderam como escravo. Judá não teve consideração com seu irmão nem seu pai. Esse comportamento egoísta, invejoso e ganancioso é familiar? Todos convivemos com pessoas que tem o caráter de Judá. Talvez também apresentemos traços desse comportamento. Mas não desfaleçamos, porque Deus é maior do que o homem ou seu caráter!

            “Teu servo garantiu a segurança do jovem a seu pai. Por isso te peço, deixa teu servo ficar como escravo no lugar do jovem e permite que ele volte com seus irmãos”.(Gn 44:32-3) O homem que vendeu como escravo um irmão (José) por ser o favorito de seu pai, se oferece para ser escravo para salvar o outro irmão favorito (Benjamin). Que transformação! Essa decisão súbita e sincera de Judá deve ter surpreendido os irmãos. Antes de perder a esperança nos outros ou em nós, olhemos o que Deus fez em Judá, operando uma mudança completa na mais egoísta das personalidades para restaurar uma família dilacerada! Deus opera mudanças repentinas, profundas e duradouras.

            Tal como os irmãos foram cruéis com José, pessoas são cruéis conosco, ferem, enganam e traem. Mas não deixemos o orgulho nos dominar, pensando que somos melhores que quem nos magoou. Todos somos pecadores carentes da graça de Deus. José disse: “Não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vós.”(Gn 45:5) No final, José perdoou seus irmãos, demonstrando o amor de Deus, que conhece nossas falhas e ainda assim escolhe nos amar, perdoar e derramar sobre nós suas bênçãos.

            “Disse o Senhor: Eu mesmo descerei ao Egito com você e certamente o trarei de volta. E a mão de José fechará seus olhos.”(Gn 46:4) Deus falou a Jacó que podia viajar à terra desconhecida, prometendo ir com ele. Medo do desconhecido? Não! Deus está conosco agora e vai estar a cada passo que dermos enquanto escolhermos andar com Ele. “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para preservar a vida de muitos.”(Gn 50:20) Deus não desampara um filho seu. É um pai misericordioso, sempre pronto a transformar, restaurar, dar nova vida e caminhar conosco. Ele pode transformar em bem todo mal que vier contra nós.

            Graça e paz, confiando naquele que nunca falhará!

            Aurélia Cezar


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!