A ESTRADA DO DESERTO

10/08/2012 11:56

 

        Horas de extrema dificuldade e sofrimento intenso podem ser tempos de desconfiança, raiva e descontentamento com Deus. No entanto, para o cristão é momento de estar em comunhão com o Senhor, de refletir e entender o propósito das dores. Após ser batizado por João Batista, Cristo foi levado ao deserto pelo Espírito Santo para reflexão e amadurecimento. E foi no deserto que mostrou sua força e sabedoria ao vencer as tentações. Da mesma forma, Deus levou os israelitas em uma jornada de quarenta anos no deserto para os purificar e fortalecer para entrar na Terra Prometida. Deus os conduziu pelo deserto, época de peregrinação e purificação.

        Vejamos os momentos de dor como uma temporada caminhando pelo deserto. É época de se estudar a Palavra de Deus, refletir, orar, ouvir o que o Pai quer ensinar. Quando não há saída para nossos problemas, nos aproximemos do Pai Celestial e veremos beleza e paz na estrada do deserto. Em tempos de sofrimento, reflitamos sobre as circunstâncias que nos trouxeram até aqui. É tempo de estabelecer metas de crescimento espiritual e emocional; de resoluções sobre as mudanças necessárias em nossa vida. O tempo na estrada do deserto não é perdido, a cada dia que passa estamos mais perto da vitória na caminhada pessoal com Cristo.

        Caminhar pela estrada do deserto permite-nos aprender a andar como um bebê, um passo e um dia de cada vez. Embora possamos desejar encurtar nosso tempo na estrada do deserto, lembremos que os problemas não surgiram do nada durante a noite e não vão ser solucionados em uma noite. Há um tempo necessário para crescimento pessoal com Cristo e para o Espírito Santo trabalhar no nosso coração. Também há mudanças ocorrendo do outro lado da montanha, onde não podemos ver. Nesse tempo, onde há escassez de bênçãos, a confiança e fé nas promessas de Deus é primordial. É em nossa caminhada pela estrada do deserto com Deus que Ele nos dá força e sabedoria para sobreviver às adversidades. Usemos nosso tempo de caminhada no deserto para descobrir quem somos em Cristo. E nunca vamos nos decepcionar.

        Nossas peregrinações pelo deserto com o Senhor são tempos raros e preciosos, onde podemos nos encontrar intimamente com Deus. Muitos não conseguem aceitar a aridez do deserto, revoltam-se sem saber onde está Deus em tudo isso. Mas a estrada no deserto é caminho para integridade e liberdade em Cristo. “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados quando mais precisarmos.”(Hb 4:16) Nosso desafio é caminhar pelo caminho que Deus preparou para nós no meio do deserto. Fiquemos quietos, escutemos, e encontraremos a graça de Deus, que nos sustenta em nossos desertos.

        Graça, paz e paciência.

        Aurélia Cezar