A PRESENÇA DE DEUS

05/09/2012 13:11

 

 Eis alguns exemplos de bênçãos que a presença de Deus trouxe à vida de seus seguidores:

A presença de Deus foi tão evidente na vida de Abraão, que todos que o cercavam viam a diferença que havia entre as suas vidas e a dele: Abimeleque e Ficol disseram a Abraão: Deus é contigo em tudo o que fazes (Gn 21:22). Este rei ímpio estava dizendo o seguinte: Abraão, há algo diferente em ti. Deus te guia, te preserva e abençoa por onde vais!

Deus prometeu a Josué que nenhum inimigo poderia resistir quando Sua presença estivesse com ele: Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso. (Js 1:5-6). Quando o Espírito de Deus é conosco, podemos ser fortes e corajosos - nenhum inimigo poderá nos molestar!

Deus disse a Gideão: O Senhor é contigo, homem valente...Vai nesta tua força e livra Israel... (Jz 6:12,14). O que Deus está dizendo? “Gideão, há uma força em ti que é tão poderosa, que pode salvar Israel. Esta força é a minha presença!” Se as escrituras revelam que Gideão era covarde, por que Deus o chamou de homem valente? Porque desejava provar a Gideão o que qualquer um pode fazer quando a presença de Deus está com ele!

Deus avisou Jeremias que o povo se viraria contra ele, rejeitaria suas profecias. Contudo, prometeu: ...eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te salvar, para te livrar deles... (Jr 15:20). Deus estava dizendo: Não importa se o país inteiro se vira contra ti, Jeremias. O que importa é que a minha presença está contigo. Confie, Eu estou com você!

Deus fez a Isaías de uma promessa especial, que faz àqueles que ama: ...Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus...e eu te amei...Não temas, pois, porque sou contigo... (Is 43: 1-5). Deus estava dizendo: Com a minha presença habitando em ti, podes passar por qualquer inundação ou fogo e sobreviver. Porém, não sobreviverás simplesmente. Serás abençoado e favorecido em tudo isto, porque a minha presença está contigo!

Estas passagens do Velho Testamento não são histórias mortas. Elas têm o objetivo de nos encorajar e exortar a buscar a presença de Deus em nossas vidas. Podemos agradecer a Deus pelo que a Sua presença fez por Abraão, Josué, Gideão, Jeremias e todo Israel. Contudo, cada um de nós possui um testemunho poderoso do que a presença de Deus tem feito por nós - guiando nossas vidas, abrindo portas, removendo obstáculos, derretendo os corações, tornando-nos destemidos.

Se buscarmos a face do Senhor, a presença de Deus estará conosco, apesar de nós mesmos!

Graça e paz!

Aurélia Cezar