DEUS ENXUGA NOSSAS LÁGRIMAS

18/08/2011 19:17

            “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.(Ap 21:4) Circunstâncias difíceis e dolorosas nos fazem chorar. Porém, Jesus está ao nosso lado nessas horas, para nos consolar e confortar, enxugando as lágrimas que derramamos. Por maior que seja a dor, devemos acreditar, ter fé e esperança que Deus virá em nosso socorro, logo, logo. Nada é difícil demais para o nosso Senhor: “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim? (Jr 32:27)” Permitamos que o nosso Senhor enxugue nossas lágrimas hoje.

            Todos nós, em algum momento, enfrentamos grandes problemas, que parecem montanhas intransponíveis. Mas estejamos certos que Deus está sempre pronto a enviar solução, por meio de milagres poderosos em resposta a nossos gritos de desespero. O Senhor vê nossos soluços e lágrimas quando estamos sozinhos. Sabe quando acordamos no meio da noite, sem saber como resolver os problemas. Ele nos prometeu que “enxugará as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra (Is 25:8)”.

            Haveria um motivo para que lágrimas sejam incolores? Quando acidentalmente nos cortamos, o sangue que jorra e mancha nossa roupa produz uma mancha difícil de ser retirada. No entanto, ainda que choremos rios de lágrimas, o sinal de que elas foram derramadas desaparece rapidamente. Esse fato não poderia ser Deus assegurando-nos que as lágrimas que choramos hoje serão esquecidas amanhã? “Ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima. (Ap 7:17)”

            A próxima vez que chorarmos, lembremos que Jesus se importa. Ele chorou várias vezes. A Bíblia diz que Ele chorou com Maria e Marta após a morte de Lázaro (Jo 11:1-44). Sim, Ele sabe o motivo pelo qual temos chorado e conhece o que está morto em nós e precisa ser ressuscitado! Ele foi injustiçado, escarnecido, agredido, traído, abandonado e morto! Conhece a dor que sentimos. “Depois voltei-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador” (Ec 4:1 ) Deus não erra nem se atrasa, sempre chega na hora certa! “Assim diz o Senhor: Contenha o seu choro e as suas lágrimas, pois o seu sofrimento será recompensado”(Jr 31:16)

            Que hoje oremos ao Senhor, agradecendo antecipadamente o que Ele está fazendo do outro lado da montanha de circunstâncias adversas em nossa vida: “tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda”. (Sl 116:8 ) Louvado seja o Senhor que nos ama tanto, que nos chamou pelo nome para resgatar-nos da escravidão do pecado em que vivíamos! Esperemos com alegria no Senhor. Hoje podemos chorar, mas amanhã cantaremos com alegria ao ver o que o Senhor fez, pois “os que semeiam com lágrimas colherão com cânticos de alegria”. (Sl 126:5) Há uma canção que diz: “pra morrer caí, mas então senti que alguém me tomou, alguém que pode entender a linguagem das lágrimas”. Que linda essa certeza: lágrimas são uma linguagem que Deus entende. Permitamos que nosso Senhor enxugue nossas lágrimas.    

            Graça, paz e alegria, ainda que em meio às lágrimas!

            Aurélia Cabral Cezar