DEUS PROVERÁ

24/04/2013 16:21

 “Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.” (Gn 22:7-8) Um dos nomes de Deus é Jeová-Jiré: Deus da provisão. Este foi o nome que Abraão deu ao lugar onde levou seu filho, sua esperança, seus sonhos, sua promessa, para ser sacrificado. Ele ofereceu a Deus a coisa mais preciosa que possuía, pois cria firmemente que o Senhor proveria uma saída. Abraão creu no Jeová-Jiré, e sua fé foi creditada a ele como justiça. Jeová-Jiré também significa "o Senhor será visto" ou "o Senhor vê".

Quão difícil deve ter sido para Abraão enquanto subia a colina. Quantas perguntas ele deve ter feito! No entanto, à medida que se aproximava do lugar para o sacrifício, sabia em seu coração que o Senhor o estava vendo. Ele acreditou que Jeová-Jiré iria prover. Nós podemos ter essa confiança. Nas coisas grandes e nas pequenas, em assuntos importantes e triviais, nas provações do dia a dia, Ele será nosso provedor. Se vamos a Ele com uma pergunta, Ele responde. Se vamos a Ele com um problema, fornece uma solução. Se vamos a Ele com nossos medos, Ele nos acalma.

Um anjo segurou a mão de Abraão quando ele a ergueu em obediência a Deus. E o Senhor providenciou o cordeiro. Abraão olhou para cima e no matagal, viu um carneiro preso pelos chifres. Ele aproximou-se, tomou o carneiro e sacrificou-o como um holocausto, em lugar de seu filho. Então, Abraão chamou aquele lugar O Senhor proverá. E até hoje se diz, "no monte do Senhor se proverá". (Gn 22:13-14) Sim, Deus proverá. Pode não ser da maneira que esperamos, pode não ser no tempo que desejamos, mas Ele irá prover. Seus caminhos não são os nossos caminhos. Seus pensamentos não são os nossos pensamentos. Seus planos são soberanos e não serão frustrados. Ele proverá para nós o que nós necessitamos no momento em que precisamos.

Se confiarmos em Deus, Ele vai fazer com que nossas necessidades sejam supridas. Ele será o grande provedor em nossa vida. Como Paulo escreve: “Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.(Rm 10:10-11)

Graça e paz, crendo que tudo o Senhor proverá!

Aurélia Cezar