ENFRENTANDO CIRCUNSTÂNCIAS IMPOSSÍVEIS

01/08/2012 08:45

 

        Relata 2 Crônicas 20 que o rei Josafá estava enfrentando a maior crise de seu reinado. Josafá reagiu buscando ao Senhor através de oração e jejum. Todo o povo se reuniu, orando, jejuando e confessando sua impotência. Josafá baseou sua oração e sua confiança em Deus nas verdades que aprendera sobre o Senhor:

        1. Deus tem poder sobre todas as pessoas e situações. “Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti.”(v. 6b)

        2. Deus é fiel em todo tempo. “Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, clamaremos a ti na nossa angústia e tu nos ouvirás e livrarás.”(v. 9)

        3. Somos impotentes sem Deus. “Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti.”(v. 12)

        4. As promessas de Deus são um alicerce seguro para a fé. “Assim diz o Senhor: Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.” (v. 15)

        5. A presença ativa de Deus em nossa vida traz libertação e vitória. “Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, Judá e Jerusalém. Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês.”(v. 17)

        6. A força e o poder da fé são demonstrados louvando a Deus nas lutas. “Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao Senhor e o louvarem pelo esplendor de sua santidade, indo à frente do exército, cantando: Deem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre.” (v. 21)

        7. O inimigo será derrotado por Deus. “Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados.”(v. 22)

Nunca esqueçamos que nosso Deus é maravilhoso, poderoso e fiel para com Seus filhos. Ao enfrentarmos circunstâncias impossíveis, lembremos o que o Senhor disse a Josafá e a seu povo: “marche pela fé e não tenha medo nem fique desanimado com todos os seus problemas”. O Senhor é capaz de derrotar e remover qualquer inimigo ou circunstância impossível, pois “as armas com que lutamos não são humanas; mas são poderosas em Deus para destruir fortalezas.(2 Co 10:4)”

Graça e paz, “pois nada é impossível para Deus”. (Lc 1:37)

        Aurélia Cabral Cezar