ESVAZIAR-SE

08/06/2013 16:39

“(Jesus) que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Fp 2:6-8) Cristo, sendo filho de Deus, esvaziou-se de si mesmo para encher de vida e de sonhos o coração da humanidade. Enquanto nós concentramos nossos esforços em encher nossa vida de bens e em acumular orgulho e vaidade ao nosso ego, nossa geração ganha mais uma pessoa vazia. Se olharmos ao nosso redor, veremos que esta geração está esperando os discípulos de Jesus que se esvaziem para encher a outros.

Se o próprio Jesus se despiu de sua glória e assumiu a forma de servo, porque deveríamos assumir forma diferente? Se ele se humanizou, porque insistimos em nos divinizar? Se Ele se identificou com seu "público alvo", porque devemos nos diferenciar do nosso ao ponto de causar estranheza por nossas palavras carregadas de chavões religiosos e nossas posturas arrogantes e espiritualistas? Porque não sermos servos? O que nos impede de servir em amor esta geração? O que nos impede de seguir, verdadeiramente, o exemplo do Mestre?

Para sermos parecidos com Jesus precisamos assumir a simples verdade que somos feitos para nos devotarmos, nos esvaziarmos, nos entregarmos a uma causa maior do que nós mesmos, uma causa que diminua a injustiça e aumente a paz no mundo. Uma causa, uma missão, uma tarefa que faça do mundo um lugar melhor e faça as pessoas deste mundo cheias de esperança, justiça e amor agora já e no porvir. Ser semelhante a Jesus é esvaziar-se; servir; ser humano, ter um coração humano, se importar com o humano e ser discípulo até a morte.

Graça, paz e amor ao próximo, abundantes!

Aurélia Cabral Cezar