LIBERDADE

03/02/2012 20:11

 

              “Serei vosso Deus e vós sereis meu povo. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os canzis do vosso jugo, e vos fiz andar erguidos.”(Lv 26:12-13) No Egito, os hebreus vivam em escravidão, sujeitos ao jugo dos egípcios durante anos de opressão. Mas Deus tinha planos de libertá-los e de os levar em uma jornada para os refinar e moldar como Seu povo especial. Sem Cristo, vivemos sob o jugo do pecado. Jesus veio ao mundo para morrer na cruz, ressuscitar e nos libertar da servidão.

           Por vezes, mesmo servindo a Deus, às vezes continuamos sob jugo. Abatidos por circunstâncias difíceis, paralisados de medo. Escravos de opiniões e conselhos baseados em sabedoria humana. Não raro, temos no coração mágoas, rancor e ressentimento. Armazenamos toneladas de lembranças dolorosas. “Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas. Porque o meu jugo é suave, meu fardo é leve.”(Mt 11:28-30)

           Carregamos imensos fardos nos ombros, acumulamos durante a vida um em cima do outro até se tornarem tão pesados que pensamos em desistir, pois não conseguimos andar. Embora novas criaturas em Cristo, permanecemos atrelados ao passado, ao jugo de circunstâncias adversas que enfrentamos na vida; ao jugo das opiniões e conselhos dos outros, ao jugo da ansiedade para com o futuro. Mas não temos que carregar cargas que não são nossas. Nosso Senhor prometeu quebrar os canzis de nosso jugo. Ele vem a nós e diz: “Vamos fazer uma troca? Lance teus fardos aos meus pés. Dê-me seu jugo pesado, e eu te darei descanso e paz.”

            “Pois eu bem sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.”(Jr 29:11) Assim como Deus tinha planos especiais para os hebreus no Egito, tem planos especiais para nós. Ele quebrou nosso jugo de opressão e trocou-o por um espírito manso e tranquilo. Nos libertou da escravidão de nossos pecados, tomou nossos fardos, levando-os sobre si na cruz. Ele nos fez promessas e podemos crer que Ele é fiel. Ele nos molda e nos dá nova forma para que sejamos vasos de Seu amor. Ele faz isso para que nossa jornada nesta terra traga coisas boas para quem convive conosco, para glória Dele.

           Com Deus, podemos viver livres do jugo da opressão. Com sua graça e misericórdia, podemos andar com integridade, de cabeça erguida. Através do amor que Ele demonstra a nós, podemos aprender a amar os outros da mesma forma.

               Graça, paz e liberdade!

                Aurélia Cezar