NÃO DESÇA AO EGITO

07/02/2013 14:07

 

     “E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso, foi-se Isaque a Abimeleque, rei dos Filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser”. (Gn 26:1-2) Inúmeras vezes, em meio às dificuldades, desejamos descer ao Egito. O povo de Israel, em suas adversidades, sempre queria voltar ao Egito, à escravidão e ao sofrimento que parecia ter esquecido. O Egito para nós é o mundo em que, por muito tempo, fomos escravos do pecado. Mas, nos momentos de provas e perseguições, só lembramos dos “pepinos do Egito” e esquecemos das algemas, açoites e humilhações...

     Notemos que Deus disse: “não desças ao Egito”, pois descer ao Egito, é regredir, voltar atrás, abandonar nossa posição, rejeitar nossa categoria de moradores de Canaã. Mesmo em lutas, problemas ou debilidades, ainda estamos em um lugar melhor do que o mundo, acima e não por baixo, somos cabeça e não cauda. Por mais que seja difícil, não voltemos nossos olhos para o mundo, mas deixemos todas as nossas dores ao pé da cruz, pois com Jesus venceremos as lutas e seremos pessoas verdadeiramente livres.

      Muitas vezes traçamos planos, obras e projetos sem consultar a vontade de Deus. Dizer que Deus sabe de todas as coisas e não consultá-lo na hora de tomar as nossas decisões é no mínimo estranho. Diz a Bíblia que: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Pv 14:12). Isaque queria descer ao Egito, não fosse assim, Deus não teria dito: “não desças ao Egito”.

     Quando abrirmos mão do nosso próprio caminho para andarmos nos caminhos de Deus, certamente seremos abençoados. O que o Senhor queria de Isaque, é o que quer de nós também: “andarmos nos caminhos que Ele nos disser”. Muitas vezes pode não ser o caminho que queremos andar, ou não entendemos o porquê andar, porém, “os planos do Senhor nunca são frustrados”. O querer de Deus em nós é o bem melhor!

        Graça, paz e obediência!

        Aurélia Cabral Cezar