O PERFEITO AMOR

19/04/2011 15:14

Amor ágape é o verdadeiro e perfeito amor de Deus pelos seres humanos, a essência de Deus, amor eterno, desinteressado, incondicional. Único. Deus nos ama, independente do que somos ou de como agimos. O amor de Deus é eterno e imutável: Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí (Jr. 31.3). Ele não nos diz: “eu te amo se tu me amares também”. Ao contrário, o amor de Deus nos fala: “eu te amo, meu filho, ainda que tu me rejeites, que fales mal de mim, que me persigas, que faças o mal, que vivas de forma a ignorar minha existência e meus planos para tua vida”.

Deus nos ama não por sermos bons, atraentes ou amáveis, pois face à santidade divina, nada há de agradável no ser humano pecador (Rm. 3.10-18). Por isso, o amor divino, o verdadeiro amor, não se baseia na esperança de receber algo em troca. Não é fruto de um ato que se realiza para manipular os outros para a sua própria satisfação. O amor ágape nunca se frustra, pois não espera retorno. É um desejo puro de querer cuidar do outro, mesmo que isso exija um sacrifício maior de si mesmo. É o amor que Jesus demonstrou por nós no calvário.

Ainda que nós amemos nossos familiares, amigos e irmãos verdadeiramente, o amor humano não consegue ser do tamanho daquele que Deus tem a nos oferecer. Uma das melhores descrições do amor divino é a que encontramos em João 3:6: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.” O perfeito amor de Deus conserta todas as inúmeras falhas do nosso caráter, perdoa nossos os pecados, é um amor gratuito e desinteressado, que não precisamos conquistar, é oferecido gratuitamente para toda a humanidade, basta aceitarmos este amor para podermos dele desfrutar.

Graça, amor e paz!

Aurélia Cabral Cezar

Envie esta página a um amigo!