POR QUE COISAS RUINS ACONTECEM A PESSOAS BOAS?

06/07/2012 14:19

 

 

Até quando, ó Senhor, clamarei por socorro e não escutarás? Ou clamarei, Violência! e não vens nos salvar? Por que me fazes olhar a injustiça? Por que toleras o que é errado? Destruição e violência estão diante de mim, não há paz, o conflito abunda. A lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. O mau vence o justo, e a justiça é pervertida.”(Hc 1:2-4) Muitos de nós têm gritado estas palavras em lágrimas, com raiva ou desespero: “Deus, por quê? Onde estás?” Ele está bem perto, segurando nossa mão, ajoelhando-se ao nosso lado, confortando-nos, dizendo que confiemos nEle. Ele está no controle e no comando de tudo em nossa vida.

Às vezes, nos perguntamos: “Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?” Habacuque, também. Ele questionou por que Deus tolerava o mal, a injustiça, a violência e a destruição dos justos. Também perguntamos “por que Deus espera tanto para punir o mal? Por que nossas orações não são respondidas imediatamente?” Habacuque indagou por que Deus permitia que os ímpios prosperassem. O Senhor respondeu: “Olhe para as nações, assista e fique totalmente espantado. Pois eu vou fazer coisas nos seus dias que não acreditarias, se lhes fossem ditas”.(Hc 1:5)

Habacuque aprendeu a confiar e andar pela fé. Deus revelou ao profeta que puniria o povo. Habacuque devia ser paciente, aguardar o tempo determinado. A revelação divina se cumpriria. O povo de Deus deveria “esperar por ela”, mesmo que parecesse levar um longo tempo. Precisamos confiar no timing do Senhor para que nossos problemas sejam tratados adequadamente pela mão de Deus. Confiemos no Senhor, Ele nunca vai nos abandonar. “Então o Senhor respondeu: Escreve a revelação e torna-a bem legível sobre tábuas, para que um arauto possa correr com ela. Porque a revelação aguarda um tempo designado, ela fala do fim e não mente. Embora se demore, espera por ela, certamente virá e não tardará.” (Hc 2:2-3)

Proclamemos, com confiança, a vitória sobre as circunstâncias adversas que nos cercam, pela fé. Deus vai derrotar o inimigo. Veremos seus milagres, se esperarmos seu sincronismo perfeito. “Contudo, eu me alegrarei no Senhor, vou ser feliz em Deus, meu Salvador. O Senhor é minha força, faz os meus pés como os da corça, ele me faz andar em lugares altos”. (Hc 3:18-19)

Graça, paz e vitória nas adversidades,

Aurélia Cabral Cezar