SEMPRE EM FRENTE!

26/05/2011 19:27

              “Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados, Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, guarda o teu pé do mal. (Pv 4:25-27)”

Ao retornar a um lugar após um tempo e encontrar tudo diferente, novas ruas e desvios, é prudente entregar a direção a alguém que conheça o local e saiba onde ir. Igualmente, deixemos Deus ser nosso motorista. Ele sabe o caminho certo e como nos conduzir em segurança. Tentamos dirigir nossa vida. Sabemos onde ir e como chegar, nos agrada a sensação de guiar velozmente. Mas sempre nos deparamos com zonas em reforma, caminhos diferentes. A paisagem conhecida fica distorcida e confusa. Pessoas que nos acompanhavam não estão mais lá. Cones amarelos e luzes são sinais de perigo por todo lado. Ficamos inseguros, confusos, não sabendo o caminho a seguir. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te fies no teu próprio entendimento, reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará tuas veredas”. (Pv 3:5-6)

Talvez recentemente tenhamos nos deparado com estradas perigosas, estamos viajando há um longo tempo e nosso coração está cansado. Talvez tenhamos sido ofuscados por faróis altos na direção contrária e errado a rua em que iríamos entrar. Talvez sintamos a vida girando fora de controle e não saibamos o que fazer. Talvez tenhamos tomado um desvio errado e não consigamos encontrar o caminho de volta. Todavia, “É Deus quem me dá força e torna perfeito o meu caminho, me faz correr como os cervos e firma meus passos nos lugares altos (2 Sm 22:33,34)”.

Jesus é o único caminho. A Bíblia é o mapa, Sua Palavra a direção. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”. (Sl 37:5) Deixemos Ele assumir o volante. Ele nos guiará sempre em frente e dará paz ao nosso coração. Conhece os obstáculos, sabe desviar deles. Sabe quando correr e quando precisamos parar e descansar. Se a estrada for escura, “Sua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para meu caminho” (Sl 119:105). Sentados no banco do carona, confiemos no motorista, não nos preocupemos com o tempo que a viagem irá demorar, nem com o fato de que às vezes não temos ideia de onde estamos. “O caminho do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Pv 4:18)

Sabemos que Ele nos levará em segurança ao destino. Não precisamos dizer a Ele como dirigir, para onde ir ou que direção seguir. Podemos não conhecer o caminho e não ver aonde Ele está nos levando, mas podemos confiar em Sua habilidade em nos conduzir. Peçamos a Deus que nos guie no caminho certo. Entreguemos o volante ao Senhor e confiemos nEle. Ele conhece o caminho. “O caminho do justo é plano; tu, que és reto, torna suave o caminho do justo.” (Is 26:7)

Graça, confiança e paz.

Aurélia Cabral Cezar

Envie esta página a um amigo!