TEMPOS DE ESPERA...

17/06/2011 19:30

             “Esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”. (Sl 27:13-14, NVI). Uma das partes mais difíceis da vida com Deus é esperar: preferimos agir, que Deus nos mande fazer isso ou aquilo. Porém, quando Ele nos diz para esperar, está agindo por nós. Nessas horas, saibamos que Ele quer nos entregar as bênçãos prontas. Deus trabalha de formas que não podemos ver com nossos olhos naturais, pois Ele atua do outro lado da montanha de nossas circunstâncias insolúveis e sabe o momento certo para fazer seus caminhos conhecidos a nós.

Esperar em Deus é como preparar uma receita. Mesmo com fome, temos que esperar o prato estar pronto. Usemos os ingredientes que temos no armário: fé, oração, a palavra, esperança, paciência. Colocados os ingredientes, nossa tarefa inicial está concluída, pacientemente esperemos o tempo de preparo. É a vez de Deus mexer a panela. Não podemos levantar a tampa antes de estar pronto. Deus é quem sabe quando tudo estará da forma como deve ser. Então, Ele vai nos servir: “Os olhos de todos estão voltados para ti, e tu lhes dás o alimento no devido tempo (Sl 145:15)”.

O tempo de espera no Senhor não é vão. Ele está trabalhando em nosso coração, de dentro para fora, para que estejamos prontos para receber Seu melhor. Não podemos vê-lo trabalhar, mas Ele está lá, transformando e renovando-nos. Quando Ele disser que está pronto, não nos admiremos! A Palavra de Deus está cheia de relatos de Seu agir súbito! Como quando o povo chegou diante do Mar Vermelho: só no último instante Deus dividiu o mar e eles atravessaram. Este é o Deus que cuida de nós, que está conosco frente ao Mar Vermelho. Os israelitas marcharam em direção ao mar pela fé. Também devemos andar pela fé para receber suas promessas. Pela fé, o Mar que assusta e parece instransponível vai se abrir e no momento certo iremos receber o milagre: “Tu és o Deus que faz milagres; mostras o teu poder entre os povos” (Sl 77:14, NVI).

Sim, é árdua a tarefa de esperar. Mas enquanto esperamos, Deus nos renova e fortalece para que estejamos prontos para receber sua bênção. Ele não vai deixar que colhamos nossa bênção antes que esteja madura: “Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!” (Is 30:18, NVI).

Deus é paciente e longânimo conosco, precisamos ser pacientes e permitir que Ele opere no seu tempo. Usemos o tempo de espera para reforçar e aprofundar nosso relacionamento com Ele. Deixemos que Deus derrame Sua força em nosso interior enquanto esperamos para que Ele tenha tudo pronto: “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pe 3:9, NVI). Confiemos: o timing de Deus é perfeito! “E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles?” (Lc 18:7)

Graça, paz e paciência!

Aurélia Cabral Cezar

Envie esta página a um amigo!