VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA
“Porque eu vos dei o exemplo, que façais como eu fiz.” (Jo 13:15) Não esqueçamos que o que fazemos faz diferença em nossa vida e na de todos ao nosso redor. Cada decisão que tomamos, cada palavra que falamos, cada uma de nossas ações são exemplo para alguém e podem ter impacto na sua vida, para melhor ou para pior. Esforcemo-nos para que nossas ações reflitam o que falamos, sem julgar os atos dos outros ou nos sentirmos tomados de autojustiça, como os fariseus. Falhamos em muitos aspectos e todos temos motivos para arrependimento. Nosso Salvador clemente, bondoso e misericordioso, seu perdão e amor incondicional é o exemplo de como devemos viver.
Muitos valorizam a busca da felicidade a qualquer preço. Hoje, a ideia em moda é que nossos desejos e vidas são mais importantes que os outros, que devemos viver o hoje sem pensar em nada além de nós mesmos e nossa satisfação pessoal. Vivemos em um mundo egoísta onde se diz “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Esse, com certeza, não é o exemplo que devemos dar. Jesus disse: “Cada árvore é conhecida pelos seus frutos”(Lc 6:44) Somos o que fazemos, não o que pensamos ser. Nossos atos gritam quem somos, o que pensamos e, o mais importante, a quem servimos! Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus. Em cada decisão, pensar antes: o que Ele faria em meu lugar? Será que Ele faria o que temos feito? Se vivemos de forma inconciliável com os padrões do Salvador, é hora de refletir aonde o caminho em que estamos nos levará, pois “há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”. (Pv 16:25)
Não esperemos que a decisão de agir como Jesus seja compreendida. Em nossos dias, uma vida de renúncia, amor, perdão e sacrifício em favor dos outros não é valorizada. “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem”(1 Co 1:18). Apesar disso, não sigamos os padrões desse mundo. Não nos conformemos com o que é secularmente correto. Sigamos a Jesus no caminho estreito, mesmo que improvável e difícil. Que nossa vida seja um exemplo de perdão, amor, honra e fidelidade. Façamos a diferença em nossa geração. Que através de nossa vida gerações futuras venham a conhecer o amor infinito e incondicional de Deus pela humanidade. “Escreva isto para a geração futura, para que um povo que está por vir louve ao Senhor.” (Sl 102:18)
Graça e paz!
Aurélia Cabral Cezar