CORAÇÃO ALEGRE

18/03/2011 13:34

O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido seca os ossos. (Pv. 17:22).

Segundo a medicina, pessoas felizes vivem mais tempo, pacientes em paz com Deus e os homens têm mais chance de cura. Não é pensamento positivo, do tipo “eu quero, eu consigo”. Ainda que com disciplina e esforço repitamos que está tudo bem, quando cai a noite e os fantasmas da consciência nos assombram, não há força humana capaz de proporcionar paz ao coração.

A Bíblia fala de um coração satisfeito e agradecido, que reconhece a soberania e o controle de Deus sobre todas as coisas. Nada acontece aos justos debaixo do sol sem Sua permissão. O sofrimento, por maior que seja, faz parte do Seu plano. Às vezes, não conseguimos compreender, pois a dor nos impede de ver. Mas o tempo mostra que Deus nunca erra. Ele vê o que nós não vemos, sabe o que não sabemos.

Só a fé em Deus traz alegria duradoura ao coração. Não se trata de frases feitas, palavras ou fórmulas mágicas. São rios de água viva que brotam dos mananciais celestiais quando confiamos a vida a Deus. Conectado ao poder divino, o ser mais frágil torna-se forte e olha a vida sob um prisma diferente, “portanto, não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8:10).

Nas horas mais escuras da vida, mesmo que sonhos sejam arrasados e destruídos, podemos confiar que Deus tem o controle da situação. Comandando a embarcação, nos levará ao porto seguro. Se tirarmos os olhos dEle e fixarmos as dificuldades, afundaremos. Mas com Jesus, atravessaremos ilesos qualquer vale, por mais densas que sejam as trevas.

Nosso pai não é insensível ao sofrimento humano. Quando não temos mais forças para aguentar a provação, Ele nos ouve se clamarmos por socorro. Basta abrirmos o coração e Ele nos inundará de paz e nos sentiremos bem, apesar de qualquer problema, pois “o coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido seca os ossos”.

Graça, paz e alegria do Senhor!

Aurélia Cabral Cezar

Envie esta página a um amigo!